Comunicar para “segurar o céu”:

diálogos com jovens comunicadores indígenas cearenses sobre suas narrativas e experiências nas redes sociais

Autores

  • Ivna Nilton Marques Girão PPGCOM UFC

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.21.i47.0007

Palavras-chave:

Juventudes, Indígenas, Narrativas, Redes Sociais

Resumo

O artigo analisa a produção de conteúdo de jovens indígenas cearenses nas redes sociais, observando as narrativas apresentadas no Instagram, de como as vivências e as culturas são comunicadas. Como proposta de diálogo, trago a criação da página “Juventude Indígena Conectada - JIC” e vozes e narrativas de comunicadores(as) que estão produzindo conteúdo. O referencial teórico dialoga com a filosofia de Ailton Krenak (2019) sobre a importância de “sempre poder contar mais uma história”, e a pesquisa se interessa por uma metodologia de “ouvir e contar”, com objetivo que seja prioritariamente de caráter qualitativo, construindo análises qualitativas de textos e imagens. Tudo isso, no intuito de pensar a presença desses jovens e a comunicação das suas culturas em um ambiente digital. A pesquisa tem o interesse de fazer um estudo sobre os jovens comunicadores indígenas do Ceará e como eles estão ocupando o Instagram e trago algumas questões: qual a importância de comunicar para contar histórias, como é a cultura indígena comunicada pelas redes sociais, como esses jovens se organizam nesse espaço, que histórias esses comunicadores querem contar. Com isso, a pesquisa tem o objetivo de entender como esses jovens comunicadores se apresentam e se organizam a partir de suas narrativas sobre cultura e comunicação em postagens. 

 

Referências

DI FELICE, Massimo. Net-Ativismo: da Ação Social para o Ato Conectivo. Editora: Paulus,

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva,

Guacira Lopes Louro 11. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras. 2019.

KRENAK, Ailton; Piúba, Fabiano (orgs.) Desnaturada: cultura e natureza. Organização de

Ailton Krenak e Fabiano Piúba. Fortaleza: Secult/Ce, 2022.

NASCIMENTO, L. G. Etnocomunicação Ancestral E Decolonial: Uma Análise Sobre A Webrádio Yandê. Revista Latinoamericana De Ciencias De La Comunicación. 2020.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Ambientes e territórios: uma introdução à Ecologia Política. São Paulo: Bertrand Brasil, 2019.

SMITH, Linda Tuhiwai. Descolonizando Metodologias: Pesquisa e Povos Indígenas. Curitiba: UFPR, 2012.

TRIGUEIRO. O. M. O ativista midiático da rede folkcomunicacional. Revista Internacional de Folkcomunicação, vol. 1, no. 7. Disponível em: https://politics.org.br/edicoes/cultura-compartilhada-e-forma%C3%A7%C3%A3o-de-redes-locais-experi%C3%AAncia-do-tangolomango. 2006.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

MARQUES GIRÃO, I. N. Comunicar para “segurar o céu”: : diálogos com jovens comunicadores indígenas cearenses sobre suas narrativas e experiências nas redes sociais. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 129–150, 2023. DOI: 10.5212/RIF.v.21.i47.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/22522. Acesso em: 27 abr. 2024.