Belchior

representações do “rapaz latino-americano” na literatura de cordel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.22.i49.0004

Palavras-chave:

Literatura de Cordel, Belchior, América Latina, Nordeste do Brasil

Resumo

O artigo analisa o conteúdo de folhetos da literatura de cordel que abordam a vida, a obra e a morte do cantor e compositor brasileiro Antônio Carlos Belchior, que se fez conhecer por meio do título de sua canção de grande sucesso Apenas um rapaz latino-americano. A análise é feita por meio de oito critérios: infância, juventude e começo da carreira; latinidade e músicas; e sumiço, absolvição e legado. Acolhe a hipótese de que os referidos folhetos apresentam o artista com características semelhantes as dos personagens das narrativas tradicionais da literatura de cordel, em detrimento da imagem socialmente construída do rapaz latino-americano. Preliminarmente, discute aspectos relacionados à obra, à imagem e à latinidade pretendida de Belchior.

Biografia do Autor

Alberto Perdigão, Universidade de Fortaleza

Jornalista, professor, mestre em Políticas Públicas e Sociedade; especialista em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda; com aperfeiçoamento em Roteiro para Rádio e Televisão. Pesquisa atual em literatura de cordel como mídia informativa em contextos de exclusão comunicacional, com ênfase nos folhetos de política.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

PERDIGÃO, A. Belchior: representações do “rapaz latino-americano” na literatura de cordel. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 22, n. 49, p. 74–111, 2024. DOI: 10.5212/RIF.v.22.i49.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/23924. Acesso em: 21 dez. 2024.