Belchior
representaciones del “rapaz latino-americano” en la literatura de cordel
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.22.i49.0004Palabras clave:
Literatura de Cordel, Belchior, América Latina, Nordeste do BrasilResumen
El artículo analiza el contenido de folletos de la literatura cordel que abordan la vida, obra y muerte del cantante y compositor brasileño Antônio Carlos Belchior, quien se dio a conocer a través del título de su exitosa canción Apenas um rapaz latino-americano. El análisis se realiza utilizando ocho criterios: infancia, juventud e inicio de carrera; latinidad y música; y desaparición, absolución y legado. Se acepta la hipótesis de que los panfletos mencionados presentan al artista características similares a las de personajes de las narrativas tradicionales de la literatura de cordel, en detrimento de la imagen socialmente construida del muchacho latinoamericano. Preliminarmente, se analizan aspectos relacionados con la obra, la imagen y la latinidad pretendida de Belchior.
Citas
AMORIM, Maria Alice. Pelejas em rede: Vamos ver quem pode mais. Recife: Zanzar, 2019.
BELCHIOR, Ângela; ZIZZI, Estêvão. Belchior: biografia. Vila Velha (ES): Edição do autor, 2023.
BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressão de ideias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014).
BORTOLOTI, Marcelo; FUSCALDO, Chris. Viver é melhor que sonhar: os últimos caminhos de Belchior. Rio de Janeiro: Sonara Editora, 2021.
CARLOS, Josely Teixeira. Muito Além de apenas um rapaz latino-americano vindo do interior: investimentos interdiscursivos das canções de Belchior. 2007. 277f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2007. Disponível em: Acesso em: 13/8/2024.
CARLOS, Josely Teixeira. Fosse um Chico, um Gil, um Caetano: uma análise retórico-discursiva das relações polêmicas na construção da identidade do cancionista Belchior. 2014. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. doi:10.11606/T.8.2014.tde-07102014-121114. Acesso em: 2024-08-09.
CARLOS, Josely Teixeira. [Sobre a construção da imagem de Belchior]. WhatsApp. 16 ago. 2024. 16:15. 1 mensagem de WhatsApp.
FÁBIO, Chico. Homenagem a Belchior. Fortaleza: Edição do autor, 2019.
FERREIRA, Larissa Gonçalves. A América Latina nas canções de Belchior: uma análise a
partir do CD Eldorado. Número de páginas do TCC. 2022. Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em História – Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2022.
HAURÉLIO, Marco. Breve história da literatura de cordel. São Paulo: Claridade, 2019).
HOFFMANN, Bruno. O meu lugar. Blog Bruno Hoffmann. S/d, s/d. Disponível em https://brunohoffmann.wordpress.com/sobre/. Acesso em: 24/08/2024.
LIMA, Stélio Torquato. Belchior: um pensador entre os astros. Fortaleza: Cordelaria Flor da Serra, 2017.
LUCAROCAS. A comédia divina de Belchior. Fortaleza: Editora Lucarocas, 2019.
MEDEIROS, Jotabê. Belchior: apenas um rapaz latino-americano. São Paulo: Todavia, 2017.
MEDEIROS, Jotabê. O Claustro: o relato dos três anos em que Belchior viveu em um mosteiro. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/o-claustro/. Acesso em: 13/08/2024.
MELLO, Jorge. [Sobre a nordestinidade e a latinidade de Belchior]. WhatsApp. 18 ago. 2024. 8:15. 1 mensagem de WhatsApp.
MELLO, Jorge; VIANNA, Arievaldo. Peleja do trovador eletrônico com o robô goliardo. Fortaleza: Cordelaria Flor da Serra, 2017.
MENEZES, Otávio. Belchior entre os dez mais. Fortaleza: Edição do autor, 2020.
MUNIZ, Caio César. Batendo à porta do céu: a chegada de Belchior ao paraíso. Mossoró (RN): Fundação Vingt-un Rosado, 2019.
PERDIGÃO, Alberto. Política e literatura de cordel: o folheto como mídia informativa alternativa, popular e contra-hegemônica. Fortaleza: RDS, 2022.
ROCHA, Wagner David. Bel, o menino de coração selvagem. Fortaleza: SEDUC, 2018.
SALES, Dideus. Belchior: o artista e seu tempo. Fortaleza: Rouxinol do Rinaré Edições, 2022.
SANTOS, Leandro Martan Bezerra. A Divina Comédia de um rapaz latino-americano: a influência da literatura na obra de Belchior. Revista Crioula, nº 26, 2020, p. 95-106. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/crioula/article/view/177234/169017. Acesso em: 11/08/2024.
TRIGUEIRO, Osvaldo Meira. A folkcomunicação e os ativistas midiáticos. IN: MELO, josé Marques de; FERNANDES, Guilherme Moreira (ORGS.). Metamorfose da comunicação: antologia brasileira. São Paulo: Editae Cultural, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.