Fandango Caiçara:
uma leitura a partir da folkcomunicação e do mapa das mediações
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.22.i49.0008Palavras-chave:
Folkcomunicação, Cultura Popular, Mapa das mediações, Fadango CaiçaraResumo
O Fandango Caiçara é uma expressão artística musical presente no litoral sul do estado de São Paulo e no Paraná. Ele faz parte do modo de vida social das comunidades rurais litorâneas, e suas músicas e danças estão atreladas ao trabalho, ao divertimento e às festas religiosas. Compreendendo o Fandango Caiçara a partir da Folkcomunicação, este artigo tem como objetivo refletir sobre as relações da cadeia comunicacional dessa prática sociocultural, com base no mapa das mediações apresentado por Jesús Martín Barbero. Como metodologia, faz uso de pesquisa bibliográfica e de cunho analítico para ampliar os olhares sobre cada elemento da cadeia comunicacional. Como resultados, traz uma releitura do mapa das mediações aplicado ao Fandango, oferecendo, assim, possíveis perspectivas de análise sobre produções culturais populares.
Referências
BARBERO, Jesús Martín. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: 5ª ed. UFRJ, 2009.
BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados. São Paulo: Cortez Editora, 1980.
BERTOLO, Gabriel. O Território do Fandango Caiçara: Lugares de Vida. Argumentos, v. 15, n.2, p.12-32, jul./dez. 2018.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Editora UFMG, 2003.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Fandango Caiçara: Expressões de um sistema cultural. Brasília: Ministério da Cultura/IPHAN, 2011.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo. A teoria Barberiana da comunicação. MATRIZes, São Paulo, v.12, n.1, p.39-63, jan./abr. 2018b.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Jesús Martín-Barbero e os mapas essenciais para compreender a comunicação. Intexto, Porto Alegre, n.43, p.14-23, set./dez. 2018a.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Mediação e recepção. Algumas conexões teóricas e metodológicas nos estudos latino-americanos de comunicação. MATRIZes, São Paulo, v. 8, n1, p.65-80, Jan./Jun. 2014.
TRIGUEIRO, Osvaldo Meira. Folkcomunicação & ativismo midiático. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.