A INDÚSTRIA CULTURAL E A FOLKMÍDIA

Authors

  • Maria Isabel de Souza

Abstract

O presente artigo consiste em mostrar a relação entre a Folkmídia e a Indústria Cultural. Processos de reprodução são registrados desde a Antigüidade. Os avanços tecnológicos vêm acelerar esse processo e possibilitar a utilização dos mass media para a expansão de produtos de cultura. Os meios de comunicação massivos apropriam-se da cultura popular e projetam o folclore nos mass media, devolvendo à grande massa da população um produto da Industria Cultural. A partir de McLuhan, veremos que a Industrial Cultural é, para ele, o que hoje chamamos de Folkmídia. Devido ao processo de globalização, a cultura tornou-se um alvo para a mass culture em escala global.

Published

2008-12-02

How to Cite

SOUZA, M. I. de. A INDÚSTRIA CULTURAL E A FOLKMÍDIA. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18567. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS E ENSAIOS