Estudo descritivo do tema ambientalismo segundo quem produz a notícia na área rural ribeirinha da capital amazonense:percentuais comparativos intergrupos
Abstract
Partindo do princípio da análise de conteúdo em comunicação social, o artigo buscou descrever o percentual incidente dos diferentes discursos sobre o tema ambientalismo entre quatro grupos populacionais de duas comunidades rurais ribeirinhas de Manaus, Amazonas. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se o modelo sócio-histórico de investigação. A população investigada foi de 120 participantes, distintos em quatro grupos (n = 30): entre homens e mulheres, com tempo de estada a) de zero a quatro anos e b) de nove ou mais anos. Os resultados sugeriram a existência de diferenças significativas entre as populações, no que concerne ao entendimento do tema ambientalismo. Enfatizouse ser papel da comunicação discutir essas diferentes nuances no universo midiático sobre a questão do meio ambiente na capital amazonense.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.