Folkgastronomia x folkmarketing: um estudo sobre o bolo Souza Leão, patrimônio imaterial de Pernambuco
Abstract
O presente artigo estuda o bolo Souza leão, patrimônio imaterial de Pernambuco, como elemento folkgastronômico híbrido, que gera sentimento de identidade e de pertencimento em boa parte do povo pernambucano, compreendendo a cozinha como elemento folkcomunicacional e de folkmarketing. Como lócus de experiências íntimas e coletivas, compreendemos que a folkgastronomia promove intercâmbio de informações e manifestação de ideias de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore, além de exercer uma função social e ser mais um instrumento midiático. Concluímos com a experiência do grupo focal que a expropriação da cultura popular, com a comercialização do tradicional bolo Souza Leão, que tinha uma autoria familiar e agora se encontra industrializado, ainda não consegue degradar as expressões do imaginário popular e da gastronomia, no aspecto odores e sabor.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.