Esporte e folkcomunicação: o futebol mostra a brasilidade

Autores

  • Kelly De Conti Rodrigues Universidade Estadual Paulista

Resumo

Por meio da pesquisa bibliográfica, que consultou fontes primárias e secundárias, e da metodologia brasileira da folkcomunicação, realizamos um estudo a respeito do papel do futebol no Brasil. Objetivamos mostrar as nuances das dualidades sociais, os rituais e a linguagem popular que refletem a brasilidade. Pudemos notar que, como objeto da cultura popular, o futebol atua como um verdadeiro veículo de comunicação social. Isso ocorre pelo fato de ser um importante meio de manifestações e práticas que evidenciam a identidade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly De Conti Rodrigues, Universidade Estadual Paulista

Acadêmica da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e integrante do Departamento de Jornalismo da Rádio Unesp FM, onde trabalha com a produção de conteúdo cultural, científico e educativo.

Downloads

Publicado

2014-01-27

Como Citar

RODRIGUES, K. D. C. Esporte e folkcomunicação: o futebol mostra a brasilidade. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 66–81, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18908. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS