Esporte e folkcomunicação: o futebol mostra a brasilidade
Abstract
Por meio da pesquisa bibliográfica, que consultou fontes primárias e secundárias, e da metodologia brasileira da folkcomunicação, realizamos um estudo a respeito do papel do futebol no Brasil. Objetivamos mostrar as nuances das dualidades sociais, os rituais e a linguagem popular que refletem a brasilidade. Pudemos notar que, como objeto da cultura popular, o futebol atua como um verdadeiro veículo de comunicação social. Isso ocorre pelo fato de ser um importante meio de manifestações e práticas que evidenciam a identidade brasileira.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.