DE O GUARANI A A ÚLTIMA FLORESTA: REPRESENTAÇÕES INDÍGENAS NA HISTÓRIA CINEMATOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.23.i50.0005

Resumo

O movimento indianista brasileiro do século XIX, liderado por autores como José de Alencar, difundiu a imagem idealizada do “índio” romântico e facilmente assimilável. Esta análise busca compreender como se dão as representações indígenas no cinema brasileiro por meio dos filmes O Guarani (1996), baseado na obra de Alencar, e A Última Floresta (2021), dirigido por Luiz Bolognesi. A partir da perspectiva decolonial, explora-se como o cinema reflete e perpetua estereótipos coloniais ou promove narrativas que valorizam a identidade indígena. O estudo utiliza como aporte teórico Hollanda (2020), Moreira (2010), Lima (2006) e Quijano (2005).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-08-21

Como Citar

SOUZA BATISTA, T. M.; BRANDÃO, A. B. . DE O GUARANI A A ÚLTIMA FLORESTA: REPRESENTAÇÕES INDÍGENAS NA HISTÓRIA CINEMATOGRÁFICA. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 23, n. 50, p. 88–104, 2025. DOI: 10.5212/RIF.v.23.i50.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/24977. Acesso em: 5 dez. 2025.