Folkcomunicação e saúde é tema da nova edição da RIF
A Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) acaba de publicar uma nova edição com o dossiê temático “Folkcomunicação, saúde e saberes populares”, organizado pela professora Dra. Juliana Guerra e pelo professor Dr. Pedro Paulo Procópio. São oito artigos, de pesquisadores oriundos de diferentes regiões do país, que registram práticas populares relacionadas a curas e milagres, apresentam interfaces entre a cultura e a educação e analisam processos comunicacionais inerentes à transmissão de saberes tradicionais.
Os textos, em sua maioria, refletem acerca das relações de poder que costumam definir quais conhecimentos são considerados legítimos e quais são desvalorizados como "saberes populares". A folkcomunicação desempenha um papel crucial, pois envolve conhecimentos sobre práticas de cuidado e prevenção de doenças, muitas vezes passados de forma intergeracional por meios informais, ao mesmo tempo em que promove diálogos interculturais e formas legítimas de resistência contra as opressões sistêmicas, conforme demonstrado nos artigos publicados na edição.
Além do dossiê, a Revista traz dois artigos gerais que abordam temas da cultura pelo viés da folkcomunicação, como a literatura popular e as práticas ex-votivas. Apresenta ainda uma entrevista com a médica, professora e cordelista Paola Torres, que utiliza a cultura popular do cordel para difundir conhecimentos sobre saúde.
Para finalizar a edição, o ensaio fotográfico “João Paulo II: um santo milagreiro na devoção da piedade popular” documenta as práticas dos ex-votos no monumento ao Santo Papa João Paulo II, uma estátua de bronze de 3,5 metros de altura, situada no Santuário de Fátima em Portugal. Com o conjunto de textos publicados, evidenciam-se as contribuições da folkcomunicação na análise de fenômenos socioculturais, em constante atualização.
Sobre a RIF
Editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação, a RIF publica a cada edição um dossiê temático e recebe trabalhos nos formatos de artigo, resenha, entrevista e ensaio fotográfico em fluxo contínuo. As contribuições, conforme as normas para submissão de trabalhos disponíveis no site, devem ser encaminhadas pelo sistema eletrônico da Revista.
Acesse aqui a nova edição da RIF.
Acompanhe a RIF nas redes sociais: @revistafolkcom