Da repressão a movimento de massa: Reggae, mídia e estetização política

Autores/as

  • Paulo Oliveira

Resumen

Este texto faz referência ao circuito reggae do Maranhão, enfatizando os aspectos históricos e sociais que se constituem a partir da música de origem jamaicana. Faz-se inicialmente uma exposição do reggae da década de 70, da Jamaica ao Maranhão, no auge da carreira dos ídolos mundiais, como Bob Marley e Peter Tosh e na efervescência dos bailes populares maranhenses, que da escravidão aos dias atuais, tem nas práticas culturais afro-descendentes, a matriz do que se tem por cultura popular do Maranhão, embora sejam ocultadas as repressões históricas. É nesse ambiente que o reggae se consolidou e está cada vez mais difundido como circuito cultural, com atuação de seus agentes em diferentes funções e manejos. O reggae é mística, é estética e é elo entre diferentes indivíduos em prol de um mesmo ideal.

Publicado

2008-12-08

Cómo citar

OLIVEIRA, P. Da repressão a movimento de massa: Reggae, mídia e estetização política. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 6, n. 11, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18716. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS E ENSAIOS