Os líderes de opinião e a comunidade comunicante em uma Romaria
Resumen
Resumo: O trabalho analisa a romaria que se desloca da cidade de Salgueiro (PE) a Juazeiro do Norte (CE), tendo como base a teoria folkcomunicacional de Luiz Beltrão. O objetivo é examinar qual a relação dos líderes de opinião com os romeiros e qual a força comunicativa que a romaria tem sobre os que a vêem passar. Para isso, usou-se a observação direta, entrevistas e conversas nos centros de informação. Os resultados apontam que o líder de opinião é extremamente importante para a organização e para a evolução de uma comunidade, porém, por ter inúmeras responsabilidades, precisa da ajuda de um líder ainda mais específico, mais imerso no mundo simbólico da comunidade. Também foi verificado que a romaria, ao passar pelos vilarejos e cidades, transmite informações capazes de gerar poder de ação e de reflexão. Palavras-chave: Folkcomunicação; Romaria; Líder de opiniãoDescargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.