CULTURA CAIÇARA - Os holofotes midiáticos projetam a popular cozinha caiçara

Autores/as

  • Cynthia Arantes Ferreira Luderer Centro Universitário Monte Serrat
  • Luciana Marchetti da Silva Centro Universitário Monte Serrat

Resumen

As produções elaboradas pelo chef de cozinha caiçara Eudes Assis ganharam espaço no mercado da gastronomia de luxo. As propostas apresentadas pelo profissional são releituras da culinária de sua comunidade mestiça, que se desenvolveu isolada na Costa da Mata Atlântica até as últimas décadas do século XX. Suas criações foram levadas às mesas de restaurantes de luxo para serem degustadas por comensais bastante exigentes e passaram a ser destacadas pelos meios de comunicação. Esse movimento promove e revitaliza a sabedoria popular, contribuindo para que saberes e sabores da comunidade ganhassem uma nova dimensão, além dos princípios folclóricos. Este artigo tem como propósito expor os fatores que favoreceram para que a popular cozinha caiçara, desenvolvida no litoral norte de São Paulo, passasse a fazer parte do interesse midiático e do reduto do mercado dos produtos de luxo. As informações foram procedidas a partir de pesquisa bibliográfica, de campo e documental e traz como apoio teórico a análise do discurso das mídias.

Publicado

2012-10-29

Cómo citar

LUDERER, C. A. F.; SILVA, L. M. da. CULTURA CAIÇARA - Os holofotes midiáticos projetam a popular cozinha caiçara. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 145–163, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18867. Acesso em: 22 nov. 2024.