Do icônico ao “i-cômico”: a representação dos ditos populares a partir de elementos de gênero icônico no contexto da internet

Autores/as

  • Andréa Karinne Albuquerque Maia Universidade Federal da Paraíba
  • Siméia Rêgo de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

Resumen

Os objetos de gênero folkcomunicacional icônico podem ser representados no contexto da cibercultura, no site de rede social Facebook, na forma de memes - espécies de “genes” culturais que à medida que vão sendo compartilhados pelos internautas, sobrevivem da imitação nas redes sociais - e virais - unidades de informação que são espalhados, em grande velocidade, nestas mesmas redes. Nesse site o usuário utiliza os ditos populares - elementos da cultura popular - ressignificando-os para a linguagem virtual, e, esses genes passam então a ocupar espaço dentro dessas redes sociais. Para tanto, emprega-se a fenomenologia como forma de assentar os significados das expressões e hipertextualidade próprias dessa cultura do virtual. Nessa perspectiva essa pesquisa propõe lançar um olhar sobre o exercício do “I-cômico” como demonstração da socialidade virtual no cotidiano.

Biografía del autor/a

Andréa Karinne Albuquerque Maia, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Comunicação nas habilitações Jornalismo e Relações Públicas (UFPB).

Siméia Rêgo de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas (UFPB).

Publicado

2014-01-27

Cómo citar

MAIA, A. K. A.; DE OLIVEIRA, S. R. Do icônico ao “i-cômico”: a representação dos ditos populares a partir de elementos de gênero icônico no contexto da internet. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 52–65, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18907. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS E ENSAIOS