As novenas de maio na comunidade quilombola Lagoa da Pedra, Arraias-TO, em uma perspectiva folkcomunicacional

Autores/as

  • Wolfgang Teske Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.14.i32.0004

Resumen

O presente artigo visa contribuir para uma reflexão sobre os rituais, símbolos e rede de significados de uma das manifestações culturais de cunho religioso da Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias-TO. As Novenas de Maio ou Festa dos Solteiros, revela que se trata de um processo folkcomunicacional. Este trabalho é resultado de uma pesquisa de campo, com base em uma metodologia transversal, histórica-antropológica e da Folkcomunicação.

Biografía del autor/a

Wolfgang Teske, Universidade Federal do Tocantins

Professor do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins; Graduado em Comunicação Social/Jornalismo e em Teologia; Mestre em Ciências do Ambiente/Cultura e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins e Doutorando em Ciências do Ambiente/Natureza, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins.

Publicado

2016-10-17

Cómo citar

TESKE, W. As novenas de maio na comunidade quilombola Lagoa da Pedra, Arraias-TO, em uma perspectiva folkcomunicacional. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 53–67, 2016. DOI: 10.5212/RIF.v.14.i32.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19010. Acesso em: 22 dic. 2024.