Escola, Teatro e Folkcomunicação: ou de como a Escola Adalgisa de Barros (Várzea Grande – MT) promove o empoderamento dos jovens da comunidade

Autores/as

  • Aline Wendpap Nunes de Siqueira
  • Cibele Antônia de Souza Rodrigues
  • Jucelina Ferreira de Campos

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.15.i34.0002

Resumen

Este artigo apresenta os desdobramentos do Projeto “Rádio e Teatro: da escrita à oralidade”, financiado pelo Programa “Mais Cultura nas Escolas”, em 2014, na Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros, em Várzea Grande/MT. Tem por objetivo trazer à cena acadêmica as observações e discussões que emergiram deste período e se justifica na medida em que busca socializar as possibilidades transformadoras que a arte pode gerar, pois, de acordo com o PCN do Ensino Médio (1999), os estudantes podem descobrir uma pluralidade de interferências culturais e políticas atuantes nessas manifestações culturais. Assim, tendo como base a folkcomunicação, consideramos a escola um local privilegiado para o desenvolvimento local e o empoderamento de jovens marginalizados. Nesse contexto, o teatro pode desempenhar um importante papel.

Biografía del autor/a

Aline Wendpap Nunes de Siqueira

Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT. Mestre em Educação pela UFMT. Comunicóloga. Atriz, DRT nº 0000436 – MT. Parceira Cultural do Programa Mais Cultura na Escola Adalgisa de Barros no Projeto: “Rádio e Teatro: da escrita à oralidade”.

Cibele Antônia de Souza Rodrigues

Mestre em Estudos de Linguagem pela UFMT. Professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros (SEDUC/MT). Colaboradora do Projeto: “Rádio e Teatro: da escrita à oralidade”. Coordenadora do Projeto Educomunicação na escola.

Jucelina Ferreira de Campos

Mestre em Estudos de Linguagem pela UFMT. Professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros (SEDUC/MT). Atriz, DRT nº 0000437. Coordenadora do Projeto: “Rádio e Teatro: da escrita à oralidade” do Programa Mais Cultura na Escola.

Publicado

2017-07-18

Cómo citar

SIQUEIRA, A. W. N. de; RODRIGUES, C. A. de S.; CAMPOS, J. F. de. Escola, Teatro e Folkcomunicação: ou de como a Escola Adalgisa de Barros (Várzea Grande – MT) promove o empoderamento dos jovens da comunidade. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 26–41, 2017. DOI: 10.5212/RIF.v.15.i34.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19072. Acesso em: 3 jul. 2024.