O Guerreiro de Alagoas e o folkmarketing: relações entre folclore, identidade cultural e fomento ao place branding

Autores/as

  • Pedro Paulo Procópio UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO http://orcid.org/0000-0002-5286-2740
  • Maryana dos Santos Fagundes
  • Karina da Silva Liberal

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i36.0007

Resumen

RESUMO Alagoas possui uma vasta cultura sendo considerado o estado brasileiro que detém uma das maiores diversidades de folguedos e manifestações populares. O Guerreiro de Alagoas, manifestação nascida em Maceió, é o folguedo que possui maior representatividade no estado, porém, necessita fortalecer a sua visibilidade não só como potencial de atração turística, mas também como vetor de identidade cultural local. O folkmarketing é imprescindível para mudar o atual cenário, assim como, o place branding, levando a construção de uma imagem competitiva da capital alagoana. Urge mostrar que existe mais que praias bonitas; há também fortes tradições culturais. Por meio de uma acurada análise do folguedo aliada à pesquisa bibliográfica, o estudo ratifica a importância da manifestação como elemento de identidade cultural do povo alagoano, além de sugerir ações práticas capazes de fomentar na população local e nos visitantes o valor desse patrimônio cultural imaterial. PALAVRAS-CHAVE Guerreiro de Alagoas; Folkmarketing; Identidade cultural; Patrimônio; Place branding.

Biografía del autor/a

Pedro Paulo Procópio, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO

Pós-doutor em Comunicação pela UFPE, doutor e mestre na área, especialista em Jornalismo e Crítica Cultural também pela UFPE, jornalista graduado pela Unicap; professor da Faculdade Integrada de Pernambuco, coordenador das áreas de pesquisa e extensão. profpedroprocopio@gmail.com

Maryana dos Santos Fagundes

Especialista em Marketing Estratégico e Vendas pela Faculdade dos Guararapes / Jaboatão dos Guararapes-PE; graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); maryana_fagundes@hotmail.com

Karina da Silva Liberal

Graduada em Direito pela CESMAC/Maceió-AL e Publicidade e Propaganda pela Faculdade Maurício de Nassau/Maceió-AL; especialista em Marketing Estratégico e Vendas pela Faculdade dos Guararapes/Jaboatão dos Guararapes-PE; karina@promosix.com.br

Publicado

2018-07-24

Cómo citar

PROCÓPIO, P. P.; FAGUNDES, M. dos S.; LIBERAL, K. da S. O Guerreiro de Alagoas e o folkmarketing: relações entre folclore, identidade cultural e fomento ao place branding. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 116–131, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i36.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19123. Acesso em: 22 dic. 2024.