K-dramas e os estereótipos:

a imagem maquiada que vendem internacionalmente da própria cultura e como os brasileiros são representados nas séries sul-coreanas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.23.i50.0007

Resumen

Este artigo examina a crescente disseminação dos K-dramas por meio das plataformas de streaming, destacando seu papel central na globalização das narrativas sul-coreanas e na construção de imagens culturais. Analisa criticamente a representação dos homens sul-coreanos, sobretudo na romantização de comportamentos como o consumo de álcool, e a escassa e estereotipada representação do Brasil nessas produções. Reflete-se ainda sobre o papel da folkcomunicação como mediação cultural nas narrativas televisivas e sobre o protagonismo do público brasileiro nas práticas de recepção, reapropriação e crítica desses conteúdos. A partir de um olhar ensaístico e comunicacional, propõe-se uma leitura comparada entre estereótipos fabricados e sentidos populares reconstruídos nas bordas do mainstream.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-08-21

Cómo citar

BASTILHO, M. K-dramas e os estereótipos:: a imagem maquiada que vendem internacionalmente da própria cultura e como os brasileiros são representados nas séries sul-coreanas. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 23, n. 50, p. 124–146, 2025. DOI: 10.5212/RIF.v.23.i50.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/24900. Acesso em: 5 dic. 2025.