Pe. José: Do Comunicador Comunitário ao Santo Milagreiro

Autores/as

  • Víviam Lacerda de Souza Universidade Metodistas de São Paulo

Resumen

A iniciativa de um padre de criar formas de comunicar e entreter sua comunidade por meio de um alto-falante fez com que o aparato se tornasse o principal meio de informação local por décadas, articulando o povo conforme seus costumes e tradições, integrando-se à vida cotidiana. O objetivo é identificar o que leva uma pessoa com vocação para o atendimento das necessidades locais a adquirir prestígio e se tornar milagreiro após a morte. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, documental, e as entrevistas semiestruturadas. Conclui-se que o padre foi um comunicador comunitário, com personalidade de líder de opinião e, por razão de seu prestígio religioso, seus feitos comunicacionais se sobressaíram em um contexto comunitário de escassez, e tanto o êxito do sistema comunicacional quanto a devoção ao padre podem estar arraigados em convicções filosóficas.

Biografía del autor/a

Víviam Lacerda de Souza, Universidade Metodistas de São Paulo

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Mestre em Educação, Administração e Comunicação Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda.

Publicado

2016-04-28

Cómo citar

SOUZA, V. L. de. Pe. José: Do Comunicador Comunitário ao Santo Milagreiro. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 57–73, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18921. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS E ENSAIOS