RIF recebe trabalhos sobre estudos de Folkmarketing

2022-03-21

A Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) abre chamada para submissão de artigos com estudos relacionados ao Folkmarketing. A organização do dossiê, que será publicado na edição do primeiro semestre de 2022, está a cargo do professor Dr. Severino Lucena Filho (Universidade Federal da Paraíba), professor Dr. João Portela (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará), professora Ms. Andréa Karinne Albuquerque dos Santos (Universidade Federal da Paraíba) e do professor Dr. Pedro Paulo Procópio de Oliveira Santos (Faculdade DAMAS, Faculdade Pernambucana de Saúde e Faculdade SENAC PE). Os artigos podem ser enviados até o dia 10 de maio, diretamente pelo sistema da Revista.

 

Dossiê “As estratégias de folkmarketing na sociedade contemporânea”

Percebe-se que, na contemporaneidade, tem se tornado comum o uso de práticas comunicacionais associadas às estratégias de folkmarketing. É recorrente a utilização de expressões da cultura popular por parte de marcas e empresas que buscam uma identificação/aproximação com grupos e sujeitos.  

Proposto pelo pesquisador Dr. Severino Lucena Filho, o conceito de Folkmarketing compreende “uma modalidade comunicacional, com base nas matrizes teóricas da folkcomunicação e do marketing, estrategicamente adotada pelos gestores comunicacionais dos mercados regionais, apresentando como característica diferenciada a apropriação das expressões simbólicas da cultura popular, no seu processo constitutivo, por parte das instituições públicas e privadas, com objetivos mercadológicos e institucionais”.

Diante dessa perspectiva, nos instiga pesquisar a apropriação mercadológica das gírias, costumes, indumentárias, imagens, dialetos, danças, entre outras expressões, e como ela tem se refletido nos grupos e comunidades. Com esse propósito, a Revista Internacional de Folkcomunicação lança um convite para a submissão de artigos e ensaios que tematizam as práticas de folkmarketing na cultura contemporânea. 

A edição contempla eixos temáticos que podem ser organizados como reflexões conceituais, relatos de experiências e análises folkcomunicacionais que compreendem os seguintes aspectos: folkmarketing em tempos de crise; folkmarketing e desenvolvimento regional/local; folkmarketing e turismo cultural; estratégias de folkmarketing adotadas por organizações públicas, privadas e não governamentais; usos e estratégias de folkmarketing nas Relações Públicas, na Publicidade e no Jornalismo; folkmarketing e refuncionalização; apropriação de tradições populares pelo mercado regional; folkmarketing nas redes sociais digitais; produção audiovisual e folkmarketing; folkmarketing, estereótipos e cultura lgbtqia+, bem como outras abordagens envolvendo estudos e investigações que relacionam o marketing e a cultura.

Além de artigos, a edição acolhe também resenhas de livros de referência na área do folkmarketing (produzidas conforme as normas da revista), com o propósito de difundir o conhecimento sobre as bases dos estudos desenvolvidos a partir das relações entre cultura, comunicação e marketing.

 

Submissões

Os artigos podem ser submetidos até o dia 10 de maio pelo sistema on-line da revista, no endereço revistas.uepg.br/index.php/folkcom. Os textos, de 30 mil e 42 mil caracteres, devem conter resumo em português, inglês e espanhol entre 5 e 10 linhas, além de três a cinco palavras-chave que expressem os conceitos centrais do texto. As resenhas devem ter entre 8 mil e 15 mil caracteres e trazer todas as informações da obra apresentada em forma de ficha técnica. A formatação dos trabalhos, em cada modalidade, deve ser feita conforme template disponível nas diretrizes aos autores, no site da Revista.

A RIF recebe também artigos sobre temas gerais, entrevistas, ensaios fotográficos e resenhas relacionados à folkcomunicação e à cultura popular em fluxo contínuo. Editada pelo PPG Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação, a revista mantém periodicidade semestral e publica a cada edição um dossiê sobre tema relativo aos estudos folkcomunicacionais. A Revista está disponível em diversos indexadores nacionais e internacionais.