Papangus como ferramenta folkcomunicacional do turismo em Bezerros (PE)

Autores

  • Betania Maciel
  • Eliana Maria de Queiroz Ramos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o Papangu de Bezerros (PE) – brincadeira carnavalesca – como ferramenta folkcomunicacional do turismo cultural no contexto de folkmarketing, como apropriação de elementos da cultura popular por instituições públicas e privadas com fins comunicacionais, mercadológicos e institucionais, e se são utilizados adequadamente, visando planejamento e gestão em turismo cultural. O folguedo ganhou projeção na mídia e foi apropriado pela política de regionalização do turismo. Procurando saber como se dá o uso da persona papangu como atrativo cultural e ativação do patrimônio cultural para atração turística em Bezerros, foi feito um estudo de caso usando pesquisas documentais quantitativa e qualitativa, com entrevista semi-estruturada em duas etapas: a primeira com turistas durante o carnaval de 2008, e a segunda com pessoas do poder público, da iniciativa privada e artesões para identificar como funcionam as políticas públicas entre os atores sociais.

Downloads

Publicado

2009-07-21

Como Citar

MACIEL, B.; DE QUEIROZ RAMOS, E. M. Papangus como ferramenta folkcomunicacional do turismo em Bezerros (PE). Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 7, n. 13, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18782. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS