O riso como lugar de expressão e fortalecimento do machismo
Resumo
Como uma expressão da cultura popular, as piadas configuram um espaço de manifestação de valores sociais que marcam a sociedade em diferentes épocas. No presente texto, pretende-se discutir a predominância do machismo em piadas que circulam pela internet, bem como as possibilidades de resistência a um modelo de submissão feminina, que se manifestam através do riso, da zombaria, do humor cômico ou sarcástico. Nesta perspectiva, busca-se observar a construção de estereótipos em torno da imagem da mulher, a partir de uma abordagem folkcomunicacional que compreende as mensagens humorísticas como veículos populares e informais de expressão de idéias que contribuem para a cristalização de determinados valores e hierarquias envolvendo as questões de gênero.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.