Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-Bahia

Autores

  • Itamar de Jesus Souza Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Flaviny Najara Santos Ribeiro Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Severino Alves de Lucena Filho Universidade Federal da Paraíba

Resumo

As festas juninas na contemporaneidade são uma vitrine para que empresas e instituições possam reforçar a sua marca frente a seu público-alvo. Para isto, estas recorrem ao universo de crenças, saberes e símbolos compartilhados pelas camadas populares através da folkcomunicação. A apropriação dessa cultura popular com objetivos institucionais e mercadológicos é o que caracteriza o folkmarketing. O objetivo deste artigo é analisar o discurso da publicidade das festas juninas de Ibicuí-Bahia no contexto do folkmarketing, atentando-se para os deslocamentos de sentido que a tradição sofre nesse processo. A metodologia consistiu em revisão bibliográfica e análise do discurso.

Biografia do Autor

Itamar de Jesus Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestrando em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

Flaviny Najara Santos Ribeiro, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestranda em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

Severino Alves de Lucena Filho, Universidade Federal da Paraíba

Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Pós-doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de Aveiro.

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Publicado

2013-10-31

Como Citar

SOUZA, I. de J.; RIBEIRO, F. N. S.; FILHO, S. A. de L. Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-Bahia. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 74–85, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18893. Acesso em: 22 nov. 2024.