Apropriação midiática das mediações culturais religiosas: A fé popular na capa da revista Salmos & Anjos

Autores

  • Mara Fernanda De Santi Universidade Estadual Paulista - Unesp

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i39.0008

Resumo

As mediações culturais advindas do campo religioso constituem um forte elo entre os sujeitos sociais e permeiam relações nos mais diferentes níveis da sociedade, independentemente de situação econômica, preferências políticas, idade ou gênero. O objetivo do presente artigo é investigar de que maneira um veículo de comunicação impressa de circulação nacional e com periodicidade mensal, a revista Salmos & Anjos, através da utilização de elementos simbólicos e textuais do catolicismo popular, reproduz essas mediações em suas capas, bem como observar a existência de sinais que indiquem a preservação do sentido da informação e a garantia de sua recepção. Nesta articulação, serão trabalhadas as ideias centrais sobre mediação e midiatização de Jesús Martín-Barbero (1997) e José Luiz Braga (2012), respectivamente, bem como a visão de cultura como interação de práticas sociais proposta pelos Estudos Culturais de Stuart Hall (1980) e conceitos de Folkcomunicação de Luiz Beltrão (1965), que dialoga diretamente com a questão das mediações religiosas populares. Folkcomunicação; Mediações; Midiatização; Cultura Popular; Religião.

Biografia do Autor

Mara Fernanda De Santi, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

DE SANTI, M. F. Apropriação midiática das mediações culturais religiosas: A fé popular na capa da revista Salmos & Anjos. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. 126–147, 2019. DOI: 10.5212/RIF.v.17.i39.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19189. Acesso em: 3 jul. 2024.