Comunicação rural e internet: protagonismo da população do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.18.i41.0010

Resumo

Apresentamos uma reflexão sobre a utilização de ferramentas contemporâneas de comunicação pela população rural. Para tanto, fizemos uma revisão bibliográfica sobre as concepções de comunicação rural, trazendo algumas problematizações para sua atualização. Em seguida, tendo como parâmetro o YouTube, falamos também sobre a liberação do polo emissor e sobre a democratização da fala. Para isso, nosso objeto empírico foi o canal “Humorista da Serraria Ofc”, protagonizado por agricultores do sítio Serraria, da cidade de João Dias, Rio Grande do Norte. Compreendemos que está havendo um movimento que propende atualizar a concepção de comunicação rural, tendo em vista que o protagonismo desse campo passa a ser das comunidades rurais. Eles estão utilizando cada vez mais as plataformas digitais para compartilhar informações e causos que permeiam a vida no campo. Comunicação rural; YouTube; Humorista da Serraria Ofc; Ativista midiático; Produção de conteúdo.

Biografia do Autor

Luiz Custódio da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1974), possui mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1983) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação e Comunicação Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano e informação, imprensa regional, informação e cidadania, folkcomunicação e cultura popular, pesquisa na Paraíba e ensino de pesquisa.

José Primitivo Leal Neto, Universidade Federal da Paraíba

Formado em jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente cursando mestrado em jornalismo, pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Estuda folkcomunicação, culturas populares, jornalismo cultural e grande reportagens.

Iara Alves dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Formada em jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Estuda mídia regional, jornalismo cultural e comunicação e acessibilidade.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

DA SILVA, L. C.; LEAL NETO, J. P.; ALVES DOS SANTOS, I. Comunicação rural e internet: protagonismo da população do campo. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 18, n. 41, p. 186–203, 2020. DOI: 10.5212/RIF.v.18.i41.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19242. Acesso em: 22 dez. 2024.