Midiatização, consumo e práticas culturais artesanais

Autores

  • Denise Figueiredo Barros do Prado Professora de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto.

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.18.i41.0012

Resumo

Neste artigo, discutimos como as práticas culturais artesanais de Mariana (MG) se constituem em diálogo com a midiatização. Refletimos sobre como as mesclas com o midiático afetam as práticas culturais artesanais a partir de Canclini (2015), Certeau (2009) e Appadurai (2008). Metodologicamente, foram feitos o registro fotográfico das produções artesanais expostas em 13 lojas de artesanato de Mariana (MG) e entrevistas narrativas com 18 artesãs da cidade, entre 2016 e 2018. Realizou-se a análise interpretativa deste material. A partir disso, percebemos que as práticas culturais artesanais se veem afetadas pelo midiático, de modo que evidenciam um tensionamento e uma reconfiguração de suas formas tradicionais e suas possibilidades criativas no contexto atual. Práticas culturais artesanais; Midiatização; Processos interacionais; Consumo.

Biografia do Autor

Denise Figueiredo Barros do Prado, Professora de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto.

Professora de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

PRADO, D. F. B. do. Midiatização, consumo e práticas culturais artesanais. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 18, n. 41, p. 220–236, 2020. DOI: 10.5212/RIF.v.18.i41.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19244. Acesso em: 22 dez. 2024.