Representação das lendas folclóricas pelos meios de comunicação de massa: uma análise sobre a série Cidade Invisível, da Netflix
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.19.i43.0020Resumo
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise crítica da série "Cidade Invisível", produzida pela Netflix Brasil em 2021. Por meio de reflexões acerca da hibridização cultural (CANCLINI, 1997) e das recentes ressignificações atribuídas ao folclore brasileiro, pretende-se refletir sobre a seguinte questão: retratar a mitologia brasileira em obras comerciais promove a valorização da cultura ou reforça estereótipos e distorce as crenças?
Palavras-chave: Folkcomunicação; Folclore; Cidade Invisivel; Netflix.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.