Jornalismo local: estudo da história profissional de jornalistas de São Félix do Xingu e Canaã dos Carajás, na Amazônia Oriental
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.20.i45.0001Palavras-chave:
Comunicação local, São Félix do Xingu, Canaã dos Carajás, História Oral, Amazônia OrientalResumo
A pesquisa dedica-se a sistematizar os processos comunicacionais nas cidades de São Félix do Xingu, Canaã dos Carajás e seus entornos, na região sudeste do Pará, por meio do uso de entrevistas e história oral. A investigação, exploratória objetiva descrever e categorizar os processos de comunicação e a comunicação local da região citada, a partir das categorias: 1- estrutura jornalística, 2- organização profissional da empresa e/ou instituição do terceiro setor, 3- perfil da atuação dos jornalistas, 4-produção jornalística – tipo, formato e gêneros, 5- audiência e periodicidade, 6- saliência local e 7-tematização da informação. Como resultado, é sistematizado o mapeamento dos processos comunicacionais e memórias de comunicadores locais que colaboram com a produção de conteúdo informacional nessas cidades.
Referências
ALBERTI, Verena. CPDOC-FGV. O que documenta a fonte oral? Possibilidades para além da construção do passado. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/869.pdf
BARBOSA, Marialva Carlos. Tempo, tempo histórico e tempo midiático. In: Comunicação, mí-dias e temporalidades. MUSSE, Christina Ferraz; VARGAS, Herom e NICOLAU, Marcos (Orgs). Salvador: Edufba, 2017.
BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados. São Paulo: Ed. Cortez, 1980.
BELTRÃO, Luiz. Fundamentos científicos da comunicação. Brasília: Ed. Coordenada, 1973.
CANAÃ DOS CARAJÁS. Sua História. Disponível em: https://www.canaadoscarajas.pa.gov.br/novo/historia/
CARDOSO, Ana Cláudia Duarte, CÂNDIDO, Lucas Souto e MELO, Ana Carolina. Campos de Canaã dos Carajás: um laboratório sobre as circunstâncias da urbanização, na periferia global e no alvorecer do século XXI. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais [online]. 2018, v. 20, n. 01, pp. 121-140. Disponível em: doi.org/10.22296/2317-1529.2018v20n1p12.
CARNEIRO, Kleysykennyson. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa “Comunicação local: estudo dos comunicadores e dos processos comunicacionais do Sul e Sudeste do Pará”. Arquivo documental.
CARNIELLO, Monica Franchi; SANTOS, Moacir José dos. Comunicação e desenvolvimento regional. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, [S.l.], v. 9, n. 2, jul. 2013. ISSN 1809-239X. Disponível em: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/1032
CASTRO, Edna Ramos de (Orgs.) Territórios em transformação na Amazônia - saberes, rupturas e resistências. Belém: NAEA, 2017. Disponível em: https://cpalsocial.org/documentos/706.pdf
COSTA, Wesley. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa “Comunicação local: estudo dos comunicadores e dos processos comunicacionais do Sul e Sudeste do Pará”. Arquivo documental. Julho de 2021.
CRISPIM, Sebastião Novais Sousa; FRABETTI, Giancarlo Livman. Exploração da terra e do trabalho na fronteira agropecuária da Amazônia Oriental: o caso de são Félix do Xingu. Cadernos CEPEC, [S.l.], v. 9, n. 2, abr. 2021. ISSN 2238-118X. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/cepec/article/view/10332/7165
DUARTE, Jorge. Entrevista em Profundidade, in: DUARTE, J.; Barros, A. (Orgs). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2015.
FRANCIS, Paulo. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa “Comunicação local: estudo dos comunicadores e dos processos comunicacionais do Sul e Sudeste do Pará”. Arquivo documental. Abril de 2021.
IBGE. Panorama São Félix do Xingu. Portal IBGE. Disponível em:
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/sao-felix-do-xingu/panorama
MARSCHALL, Luciana. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa “Comunicação local: estudo dos comunicadores e dos processos comunicacionais do Sul e Sudeste do Pará”. Arquivo documental. Agosto de 2021.
RIBEIRO, Ana Paula Goulart; LEAL, Bruno Souza e GOMES, Itania. A historicidade dos proces-sos comunicacionais. In: Comunicação, mídias e temporalidades. MUSSE, Christina Ferraz; VARGAS, Herom e NICOLAU, Marcos (Orgs). Salvador: Edufba, 2017.
SANTIAGO, Carlos Antônio da Costa. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa “Comunicação local: estudo dos comunicadores e dos processos comunicacionais do Sul e Sudeste do Pará”. Arquivo documental. Setembro de 2021.
SIQUEIRA, Aline Wendpap Nunes de. Beltrão, Lambadão, interatividade e decolonialidade: Diálogos possíveis. Revista Internacional de Folkcomunicação, Vol. 16, núm.37, pp.238-255, 2018. Disponível em:
https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=631766476012
UNIFESSPA. Unifesspa realiza seminário sobre políticas públicas e dialoga com gestão municipal em Canaã dos Carajás. Portal Unifesspa. Disponível em: https://www.unifesspa.edu.br/noticias/5394-unifesspa-realiza-seminario-sobre-politicas-publicas-e-dialoga-com-gestao-municipal-em-canaa-dos-carajas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.