A arte como protagonista da comunicação popular em evento cultural:
a Feira do Livro em Minas do Leão
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.21.i47.0004Palavras-chave:
Folkcomunicação, Feira do Livro, LiteraturaResumo
O artigo em questão tem como objetivo identificar traços comunicacionais específicos de uma população interiorana, durante um evento cultural, já tradicional, a 16ª Feira do Livro da cidade de Minas do Leão, no interior do Rio Grande do Sul, a partir dos preceitos da teoria da Folkcomunicação, de Luiz Beltrão. A metodologia utilizada partiu da etnografia, com estudo de campo, observação participante e estudo documental e bibliográfico. A Feira homenageou autores de livros, nascidos em Minas do Leão, com diversas atividades artísticas. Dentre os achados, do ponto de vista da folkcomunicação, verificou-se que a população encontrou uma forma artística para se comunicar e se expressar, qual seja: exposição de desenhos, pinturas no rosto, apresentação de trabalhos escolares, bate-papo com autores dos livros, Banda Marcial e peças de teatro.
Referências
AGÊNCIA de Notícias. In: IBGE. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/10515-ibge-divulga-nova-divisao-territorial-com-foco-nas-articulacoes-regionais. Acesso em: 24 out. 2023.
ALMEIDA, Laura Pereira de; DORNELLES, Beatriz Corrêa Pires. A 68a Feira do Livro de Porto Alegre pela perspectiva do Folkcomunicação. IN: INTERCOM, 46., 2023, Belo Horizonte. Anais eletrônicos [...]. Belo Horizonte: Intercom, 2023. Disponível em: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0809202310494564d399791ef26.pdf. Acesso em: 26 out. 2023.
ALVES, Silvia Inez do Amaral; PARANHOS, Paulo Ricardo Leonardi. O Caçador de Violinos. Porto Alegre: Farol 3 Editores, 2020.
AMARAL, Rafaela. Festival das Estrelas. Uberlândia: Flyve, 2020. AMPHILO, Maria Isabel. Fundamentos teóricos da folkcomunicação. Comunicação & Sociedade, v. 35, n. 1, p. 89-110, 2013.
BELTRÃO, Luiz. Folkcommunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de
informação de idéias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
EDUCAÇÃO e Cultura. Prefeitura Municipal de Minas do Leão. Disponível em:
http://www.minasdoleao.rs.gov.br/index.php?page=viewsecretaria&key=4. Acesso em: 21
nov. 2022.
FAILLA, Zoara (org.). Retratos da Leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
GALVANI, Walter. A feira da gente: Feira do Livro de Porto Alegre, 50 anos. Porto Alegre:
Câmara Rio-Grandense do Livro, 2004.
HÁBITO de leitura no Estado do Rio Grande do Sul. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://estado.rs.gov.br/upload/arquivos//relatorio-habito-de-leitura-rio-grande-do-sul-junho-22-final.pdf. Acesso em: 25 nov. 2022.
MASSOLA, Gisele. Re(Inventando) Memórias da Praça - Um Modo de Constituir, Através de
Narrativas, Representações da Feira do Livro de Porto Alegre RS. ENALLI - Encontro Nacional de Língua e Literatura, v.5, p. 1-18, 2013.
MINAS do Leão define data e patronos para a Feira do Livro 2022, que acontece de 29 de novembro a 1o de dezembro. Portal Camaquã. Disponível em: https://www.portaldecamaqua.com.br/noticias/54460/minas-do-leao-define-data-e-patronos-para-a-feira-do-livro-2022-que-acontece-de-29-de-novembro-a-1-de-dezembro.html. Acesso em: 21 nov. 2022.
MINAS do Leão. In: IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/minas-do-leao/panorama. Acesso em: 24 out. 2023.
NUNES, José Eron. Metano. Porto Alegre: Metamorfose, 2022.
NUNES, José Eron. Minas do Leão das entranhas da terra. Porto Alegre: Metamorfose,
O MUNICÍPIO. Prefeitura Municipal de Minas do Leão. Disponível em: http://www.minasdoleao.rs.gov.br/index.php?page=nossa+historia. Acesso em: 21 nov. 2022.
PREFEITURA Minas do Leão. In: Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Cj2vNhbML9z/?igshid=MDM4ZDc5MmU%3D. Acesso em: 25 nov. 2022.
PREFEITURA Minas do Leão. In: Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CkG39WmMv_X/?igshid=MDM4ZDc5MmU%3D. Acesso em: 25 nov. 2022.
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2a Edição. Editora Feevale, 2013.
PROGRAMAÇÃO Feira do Livro Minas do Leão. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1mV6ZNtOWcrBIgmMP0F_WCteB-6GmiZucXF45H2Sz3eQ/edit. Acesso em: 25 nov. 2022
SCHMIDT, Cristina. Folkcomunicação: uma metodologia participante e transdisciplinar. Revista Internacional de Folkcomunicação, v. 2, n. 3, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.