Valorización de la música de los pueblos ancestrales a través de la etnomusicología

Autores/as

  • Félix Rodrigo Hernández Giraldi
  • Cristina Schmidt Silva Portéro

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.18.i40.0007

Resumen

Se han aclarado los atributos de la disciplina etnomusicología y la necesidad de una relación con la música ancestral brasileña, con el objetivo de dar valor social a las diferentes evidencias musicales de los pueblos originarios. La etnología se ha desarrollado históricamente en Brasil, convirtiéndose en la base para analizar las manifestaciones musicales en varios estilos musicales. En este artículo, las particularidades de la ciencia en cuestión son apropiadas para rescatar y valorar el conocimiento de los pueblos ancestrales y su musicalidad. Así, esperamos colaborar con la caracterización e identificación de la diversidad cultural musical y la identidad cultural de nuestro país. Diversidad Cultural; Cultura Musical; Ancestralidad; Identidad; Etnomusicología.

Biografía del autor/a

Félix Rodrigo Hernández Giraldi

Mestrando do curso de Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes-SP, Pós-Graduado em Psicopedagogia Institucional na mesma universidade. Graduado em Pedagogia pela Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes-SP. Atualmente trabalha nos cursos da Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Desing Gráfico e na formação de professores na Licenciatura em Psicologia. PROFESSOR ORIENTADOR (Artigos Científicos) de trabalhos de Conclusão no Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Mogi das Cruzes-SP PROFESSOR CONTEUDISTA e TUTOR da modalidade Ead da disciplina Espanhol Instrumental, Psicologia da Comunicação e Métodos e Técnicas de Pesquisa para os cursos de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda e Jornalismo e Desnig Gráfico, Relações Internacionais, Administração de Empresas, Logística e Recursos Humanos. Professor de LÍNGUA ESPANHOLA na Universidade Aberta à Integração (UNAI) Universidade Braz Cubas , Mogi das Cruzes SP. PROFESSOR DE MUSICALIZAÇÃO E ESTIMULAÇÃO PRECOCE, Musicalização na Língua Espanhola, REGENTE DE CORAL DE FLAUTA DOCE, e Professor da Língua Espanhola na Educação Infantil, Ensino Fundamental I , II e do Ensino Médio. Atuando principalmente nos seguintes temas: Formação continuada de professores, comunicólogos e ensino da Língua Espanhola. Tem experiência na área da Educação há 24 anos.

Cristina Schmidt Silva Portéro

Pós-doutora em Comunicação Regional pela Cátedra UNESCO/Umesp. Doutora em Comunicação e Semiótica – PUC-SP, Mestre em Comunicação, teoria e ensino - UMESP-SP. Atualmente é professora do Programa de Mestrado em Políticas Públicas na Universidade de Mogi das Cruzes – UMC.

Publicado

2020-06-24

Cómo citar

HERNÁNDEZ GIRALDI, F. R.; PORTÉRO, C. S. S. Valorización de la música de los pueblos ancestrales a través de la etnomusicología. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 18, n. 40, p. 112–128, 2020. DOI: 10.5212/RIF.v.18.i40.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19277. Acesso em: 3 nov. 2024.