PERSUASÃO E EMOÇÃO:UMA ANÁLISE MULTISSEMIÓTICA DA CONSTRUÇÃO DO APELO EMOCIONAL EM UMA CAMPANHA DE INCENTIVO AO ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Gabriele Polato Sachinski Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Aline Santos Pereira Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Luzia Schalkoski Pesquisadora independente

Resumo

O presente artigo trata da relevância de aliar as teorias da Polidez Linguística (BROWN; LEVINSON, 1987) e da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) para a análise de textos multissemióticos. Para tanto, desenvolve-se uma análise interpretativo-qualitativa de uma campanha de conscientização sobre o isolamento social promovida pelo Hospital de Câncer de Mato Grosso, em 2020, com o objetivo de verificar de que maneira os produtores dessa peça empregam os recursos visuais e verbais como estratégias de apelo emocional buscando a persuasão e a adesão do leitor. O gênero textual analisado é caracterizado pela sua multimodalidade semiótica, o que leva a crer que os planos verbal e imagético serão igualmente considerados para a produção de significados segundo os interesses dos produtores. Os resultados obtidos da análise da peça publicitária demonstram que os anunciantes lançam mão de diversas estratégias verbais para convencer o leitor a fazer o que lhe é solicitado, entretanto a imagem escolhida, ao mesmo tempo que apela ao subjetivo do leitor, pode causar o esvaziamento do apelo emocional da peça. As conclusões sugerem a importância de se encontrar caminhos para possibilitar uma análise integrada de todos os recursos empregados na construção dos sentidos de uma produção textual.

 

Biografia do Autor

Gabriele Polato Sachinski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Aline Santos Pereira Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Luzia Schalkoski, Pesquisadora independente

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora independente.

Downloads

Publicado

2022-03-14

Como Citar

SACHINSKI, G. P.; SANTOS PEREIRA RODRIGUES, A.; SCHALKOSKI, L. PERSUASÃO E EMOÇÃO:UMA ANÁLISE MULTISSEMIÓTICA DA CONSTRUÇÃO DO APELO EMOCIONAL EM UMA CAMPANHA DE INCENTIVO AO ISOLAMENTO SOCIAL. Muitas Vozes, [S. l.], v. 10, p. 1–18, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/20106. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

A linguagem em perspectivas pragmáticas