PERSUASÃO E EMOÇÃO:UMA ANÁLISE MULTISSEMIÓTICA DA CONSTRUÇÃO DO APELO EMOCIONAL EM UMA CAMPANHA DE INCENTIVO AO ISOLAMENTO SOCIAL

Autores/as

  • Gabriele Polato Sachinski Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Aline Santos Pereira Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Luzia Schalkoski Pesquisadora independente

Resumen

O presente artigo trata da relevância de aliar as teorias da Polidez Linguística (BROWN; LEVINSON, 1987) e da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) para a análise de textos multissemióticos. Para tanto, desenvolve-se uma análise interpretativo-qualitativa de uma campanha de conscientização sobre o isolamento social promovida pelo Hospital de Câncer de Mato Grosso, em 2020, com o objetivo de verificar de que maneira os produtores dessa peça empregam os recursos visuais e verbais como estratégias de apelo emocional buscando a persuasão e a adesão do leitor. O gênero textual analisado é caracterizado pela sua multimodalidade semiótica, o que leva a crer que os planos verbal e imagético serão igualmente considerados para a produção de significados segundo os interesses dos produtores. Os resultados obtidos da análise da peça publicitária demonstram que os anunciantes lançam mão de diversas estratégias verbais para convencer o leitor a fazer o que lhe é solicitado, entretanto a imagem escolhida, ao mesmo tempo que apela ao subjetivo do leitor, pode causar o esvaziamento do apelo emocional da peça. As conclusões sugerem a importância de se encontrar caminhos para possibilitar uma análise integrada de todos os recursos empregados na construção dos sentidos de uma produção textual.

 

Biografía del autor/a

Gabriele Polato Sachinski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Aline Santos Pereira Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Luzia Schalkoski, Pesquisadora independente

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora independente.

Publicado

2022-03-14

Cómo citar

SACHINSKI, G. P.; SANTOS PEREIRA RODRIGUES, A.; SCHALKOSKI, L. PERSUASÃO E EMOÇÃO:UMA ANÁLISE MULTISSEMIÓTICA DA CONSTRUÇÃO DO APELO EMOCIONAL EM UMA CAMPANHA DE INCENTIVO AO ISOLAMENTO SOCIAL. Muitas Vozes, [S. l.], v. 10, p. 1–18, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/20106. Acesso em: 16 jul. 2024.

Número

Sección

A linguagem em perspectivas pragmáticas