PERSUASÃO E EMOÇÃO:UMA ANÁLISE MULTISSEMIÓTICA DA CONSTRUÇÃO DO APELO EMOCIONAL EM UMA CAMPANHA DE INCENTIVO AO ISOLAMENTO SOCIAL
Résumé
O presente artigo trata da relevância de aliar as teorias da Polidez Linguística (BROWN; LEVINSON, 1987) e da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) para a análise de textos multissemióticos. Para tanto, desenvolve-se uma análise interpretativo-qualitativa de uma campanha de conscientização sobre o isolamento social promovida pelo Hospital de Câncer de Mato Grosso, em 2020, com o objetivo de verificar de que maneira os produtores dessa peça empregam os recursos visuais e verbais como estratégias de apelo emocional buscando a persuasão e a adesão do leitor. O gênero textual analisado é caracterizado pela sua multimodalidade semiótica, o que leva a crer que os planos verbal e imagético serão igualmente considerados para a produção de significados segundo os interesses dos produtores. Os resultados obtidos da análise da peça publicitária demonstram que os anunciantes lançam mão de diversas estratégias verbais para convencer o leitor a fazer o que lhe é solicitado, entretanto a imagem escolhida, ao mesmo tempo que apela ao subjetivo do leitor, pode causar o esvaziamento do apelo emocional da peça. As conclusões sugerem a importância de se encontrar caminhos para possibilitar uma análise integrada de todos os recursos empregados na construção dos sentidos de uma produção textual.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Transferência de direitos autorais: Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o autor AUTORIZA a UEPG a reproduzi-lo e publicá-lo na REVISTA MUITAS VOZES, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (WWW - Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UEPG responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.