Disjunção, dualismo e dialética: sobre a obra crítica literária brasileira e "Senhora", de José de Alencar

Authors

  • Camila Hespanhol Peruchi Universidade Estadual de Campinas

Keywords:

Crítica literária brasileira, Antonio Candido, Roberto Schwarz, Senhora.

Abstract

Este artigo se divide em duas partes. A primeira delas recupera criticamente o pensamento teórico central de Antonio Candido e Roberto Schwarz no que concerne a relação entre a experiência social e histórica brasileira e a especificidade da formalização estética da nossa literatura. Ao historicizar ambos os posicionamentos, torna-se possível identificar, neste profícuo diálogo entre duas gerações críticas, continuação, diferenças e rupturas. Feito isso, a segunda e principal parte deste trabalho analisa o romance Senhora, de José de Alencar. Trata-se de uma revisão de caso. Recorrendo à crítica de Schwarz, apresentamos uma hipótese de leitura que, sem abrir mão do pressuposto argumentativo do crítico, diverge da sua conclusão. A nossa hipótese é de que, diferentemente do que aponta o crítico, há um imbricamento entre a descrição da realidade brasileira e a formalização do enredo do romance. A conclusão é de que já há em Senhora o hibridismo brasileiro de pertencimento inacabado ao capitalismo, o que permite atribuir a este romance uma lógica de base que será observada pela crítica apenas na ficção brasileira posterior.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Camila Hespanhol Peruchi, Universidade Estadual de Campinas

Camila Hespanhol Peruchi é doutoranda no Programa de Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob orientação do Prof. Dr. Fabio Akcelrud Durão. É mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá na área de concentração Estudos Literários. Seus principais interesse são: crítica literária materialista e romance moderno.

Published

2019-03-15

How to Cite

PERUCHI, C. H. Disjunção, dualismo e dialética: sobre a obra crítica literária brasileira e "Senhora", de José de Alencar. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 451–466, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12553. Acesso em: 6 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê História da literatura no Brasil