O lugar dos poetas negros Luis Gama, Cruz e Souza, Lino Guedes e Solano Trindade nas páginas da história da literatura brasileira: um olhar por três histórias da poesia brasileira

Autores/as

  • Dênis Moura de Quadros Universidade Federal do Rio Grande
  • Antônio Carlos Mousquer Universidade Federal do Rio Grande

Palabras clave:

História da poesia brasileira, Poetas negros, Ausência.

Resumen

Ao falarmos de poetas negros brasileiros conseguimos recordar de alguns nomes como Luís Gama (1830-1882), Cruz e Sousa (1861-1898), Lino Guedes (1897-1951) e Solano Trindade (1908-1974), escritores negros que resistiram aos preconceitos da sociedade em que estavam inseridos. Escolhemos esses nomes a partir da lista elencada por Zilá Bernd em Poesia negra brasileira: antologia (1992) e o recorte se deu por autores do século XIX e XX, séculos contemplados pelos autores das três histórias da poesia aqui analisadas.  Pensando nesse apagamento, procuramos esses quatro poetas negros nas histórias da poesia brasileira: Apresentação da poesia brasileira (1965) de Manuel Bandeira, Do barroco ao modernismo (1979) de Péricles Eugênio da Silva Ramos e Uma história da poesia brasileira (2007) de Alexei Bueno. Dos quatro poetas Luís Gama aparece diluído, o que garante pouco espaço e deslegitimação de seu discurso, já Cruz e Sousa é o único poeta que aparece nas três histórias analisadas, enfatizando seu desejo de embranquecimento, enquanto que Lino Guedes e Solano Trindade, poetas que escrevem poesias de resistência, não são nem citados.

 

Biografía del autor/a

Dênis Moura de Quadros, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando em Letras, área de concentração História da Literatura, pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Antônio Carlos Mousquer, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) com Pós doutorado pela Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 (bolsa CAPES - Estágio Sênior- Sup. Prof. Dr. Michel Collot). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande onde orienta trabalhos da Pós-Graduação em Letras, mestrado e doutorado em história da literatura.

Publicado

2019-03-15

Cómo citar

MOURA DE QUADROS, D.; MOUSQUER, A. C. O lugar dos poetas negros Luis Gama, Cruz e Souza, Lino Guedes e Solano Trindade nas páginas da história da literatura brasileira: um olhar por três histórias da poesia brasileira. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 328–342, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/11738. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê História da literatura no Brasil