As sendas da formação acadêmica: um teimoso diálogo entre vida, causa social e Universidade

Autores/as

  • Marcos Roberto dos Santos Amaral Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Palabras clave:

Análise Dialógica do Discurso, Atividade Acadêmica, Pedagogia Transformadora

Resumen

O propósito deste artigo é discutir, a partir da Análise Dialógica do Discurso (ADD), em que sentido relações dialógicas e éticas, no espaço acadêmico, podem promover práticas transformadoras em favor do empoderamento de grupos marginalizados. Fundamentamo-nos, para esta discussão, nas ideias de Bakhtin (2010; 2014; 2015), Bakhtin/Volochínov (2014) e Volochínov/Bakhtin (s/d), bem como em intérpretes desta perspectiva dos estudos da linguagem, como Brait (2014), Faraco (2017), Marchezan (2014) e Silva (2013), a fim de construirmos a base teórico-conceitual desta pesquisa. Apoiados neste alicerce teórico, sugeriremos uma atividade escolar, destacando sua importância para uma prática pedagógica transformadora. Deste debate, mostramos que a atividade acadêmica nunca é desinteressada, porque participa de questões sociais e históricas. Com efeito, destacamos que é papel da academia preocupar-se com os problemas éticos da pesquisa, na busca de solução de questões sociais, na crítica da constituição e do status de seu discurso e, ainda, no compromisso com determinados grupos da sociedade.

Biografía del autor/a

Marcos Roberto dos Santos Amaral, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará - PosLA-UECE. Membro do Grupo de Estudos Bakhtinianos do Ceará (GEBACE) e do Grupo de Estudos Deleuze & Guattari (GEDEG). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Professor da rede estadual de ensino do Ceará - SEDUC-CE.

Publicado

2019-03-06

Cómo citar

DOS SANTOS AMARAL, M. R. As sendas da formação acadêmica: um teimoso diálogo entre vida, causa social e Universidade. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 18–34, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12815. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Entre hegemonias e saberes subalternos na Universidade do Século XXI