As sendas da formação acadêmica: um teimoso diálogo entre vida, causa social e Universidade
Mots-clés :
Análise Dialógica do Discurso, Atividade Acadêmica, Pedagogia TransformadoraRésumé
O propósito deste artigo é discutir, a partir da Análise Dialógica do Discurso (ADD), em que sentido relações dialógicas e éticas, no espaço acadêmico, podem promover práticas transformadoras em favor do empoderamento de grupos marginalizados. Fundamentamo-nos, para esta discussão, nas ideias de Bakhtin (2010; 2014; 2015), Bakhtin/Volochínov (2014) e Volochínov/Bakhtin (s/d), bem como em intérpretes desta perspectiva dos estudos da linguagem, como Brait (2014), Faraco (2017), Marchezan (2014) e Silva (2013), a fim de construirmos a base teórico-conceitual desta pesquisa. Apoiados neste alicerce teórico, sugeriremos uma atividade escolar, destacando sua importância para uma prática pedagógica transformadora. Deste debate, mostramos que a atividade acadêmica nunca é desinteressada, porque participa de questões sociais e históricas. Com efeito, destacamos que é papel da academia preocupar-se com os problemas éticos da pesquisa, na busca de solução de questões sociais, na crítica da constituição e do status de seu discurso e, ainda, no compromisso com determinados grupos da sociedade.
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