Análise dialógica de notícias produzidas no Ensino Fundamental: estrutura composicional e construção do signo “asas”

COMPOSITIONAL STRUCTURE AND CONSTRUCTION OF THE SIGN “WINGS”

Autores/as

  • Taís Regina Güths

Resumen

Tendo em vista que as Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Portuguesa (PARANÁ, 2008) preconizam o trabalho com gêneros discursivos (BAKHTIN, 2017) e que muitos processos seletivos para ingresso em universidades solicitam a produção de texto em determinado gênero, entende-se a necessidade de considerar questões relativas a essa temática em se tratando da discussão da produção escrita em sala de aula. Assim, com este trabalho, busca-se, amparados em conceitos fundamentais da teoria bakhtiniana, analisar notícias produzidas por alunos do nono ano do Ensino Fundamental a partir de uma proposta de produção de texto do Processo Seletivo Seriado III da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com objetivo de perceber se os textos produzidos se aproximam das características do gênero notícia e de que modo constroem, por meio de sua enunciação, o conceito de “Asas” proposto de forma metafórica na prova. Por meio da análise das notícias produzidas, foi possível perceber o quanto são múltiplas as refrações, as diferentes respostas aos enunciados passados nas produções textuais analisadas, o que nos leva a defender a necessidade de assumirmos uma concepção dialógica de linguagem.

Publicado

2020-03-19

Cómo citar

GÜTHS, T. R. Análise dialógica de notícias produzidas no Ensino Fundamental: estrutura composicional e construção do signo “asas”: COMPOSITIONAL STRUCTURE AND CONSTRUCTION OF THE SIGN “WINGS”. Muitas Vozes, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 257–272, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/14889. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

A linguagem nos processos seletivos para ingresso no ensino superior