APLICATIVOS DE APRENDIZAGEM DE L2 E A ECONOMIA DAS LÍNGUAS:

UMA ANÁLISE DO DUOLINGO

Autores/as

Resumen

 

Os sistemas de poder dominantes originados no colonialismo e perpetuados pela globalização se refletem no ensino de línguas em aplicativos de aprendizagem de L2. As ideologias linguísticas moldam a valorização das línguas, transformando-as em produtos comerciais. Isso impacta a diversidade linguística e cultural, promovendo a desigualdade social ao favorecer línguas majoritárias e marginalizar as menos faladas. Este artigo sobre aplicativos de aprendizagem de L2 e a economia das línguas tem como objetivo analisar o Duolingo.  Investigamos a influência das estruturas de poder, das ideologias linguísticas e da mercantilização da língua na aprendizagem de línguas por meio do aplicativo. Examinou-se a seleção de línguas e o modelo de negócios, avaliando se a plataforma promove a diversidade e a inclusão linguística e social em seus métodos de ensino. Constatou-se que, embora o Duolingo faça esforços para promover uma inclusão raciolinguística, seu modelo de negócios contribui para a desigualdade de oportunidades na aprendizagem. Além disso, a escolha e a prevalência de línguas majoritárias reforçam a valorização dessas línguas e seus falantes, intensificando a mercantilização da língua.

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Biografía del autor/a

Laura Catalina Peña Ramirez, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Lenguas y Cultura de la Universidad de los Andes, Colômbia. Atualmente é mestranda do PPGEL/UTFPR-Campus Curitiba. Bolsista CAPES.

 

Publicado

2025-10-27

Cómo citar

ROHLING, N.; PEÑA RAMIREZ, L. C. . APLICATIVOS DE APRENDIZAGEM DE L2 E A ECONOMIA DAS LÍNGUAS:: UMA ANÁLISE DO DUOLINGO. Muitas Vozes, [S. l.], v. 13, 2025. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/23905. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Raça, Gênero, Sexualidade e Classe em Ideologias da Linguagem