APLICATIVOS DE APRENDIZAGEM DE L2 E A ECONOMIA DAS LÍNGUAS:
UMA ANÁLISE DO DUOLINGO
Resumen
Os sistemas de poder dominantes originados no colonialismo e perpetuados pela globalização se refletem no ensino de línguas em aplicativos de aprendizagem de L2. As ideologias linguísticas moldam a valorização das línguas, transformando-as em produtos comerciais. Isso impacta a diversidade linguística e cultural, promovendo a desigualdade social ao favorecer línguas majoritárias e marginalizar as menos faladas. Este artigo sobre aplicativos de aprendizagem de L2 e a economia das línguas tem como objetivo analisar o Duolingo. Investigamos a influência das estruturas de poder, das ideologias linguísticas e da mercantilização da língua na aprendizagem de línguas por meio do aplicativo. Examinou-se a seleção de línguas e o modelo de negócios, avaliando se a plataforma promove a diversidade e a inclusão linguística e social em seus métodos de ensino. Constatou-se que, embora o Duolingo faça esforços para promover uma inclusão raciolinguística, seu modelo de negócios contribui para a desigualdade de oportunidades na aprendizagem. Além disso, a escolha e a prevalência de línguas majoritárias reforçam a valorização dessas línguas e seus falantes, intensificando a mercantilização da língua.
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