A PECADORA QUEIMADA E OS ANJOS HARMONIOSOS: UMA ANÁLISE DO SORRISO DA PECADORA COMO MÁQUINA DE GUERRA
Résumé
Este artigo teve como objeto de estudo a única produção teatral de Clarice Lispector, a peça A Pecadora queimada e os Anjos harmoniosos (1964). O objetivo principal consistiu em analisar o sorriso da protagonista como única via de expressão em todo o ato, como uma manifestação de resistência contra o sistema social que organiza sua morte. A conclusão a que se chegou na análise do sorriso da pecadora é de que ele se manifesta como a pequena máquina de guerra clariceana, subvertendo e alterando a expectativa de punição e restauração da ordem previstas pelo ato condenatório. Considerou-se essa manifestação como uma guerrilha, silenciosa e criativa, que se mobiliza contra o sistema estatal. Nesta análise, valeu-se do pensamento de Gilles Deleuze e Felix Guattari em Mil Platôs, sobretudo no platô 12, 1227 – Tratado de Nomadologia: a máquina de guerra, assim como algumas noções conceituais do Teatro de Crueldade, de Antonin Artaud.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Transferência de direitos autorais: Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o autor AUTORIZA a UEPG a reproduzi-lo e publicá-lo na REVISTA MUITAS VOZES, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (WWW - Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UEPG responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.