Ensino de português e espanhol em contexto Teletandem: observações acerca de um projeto interinstitucional. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i1.0002
Résumé
Resumo: Este trabalho tem como objetivo observar como alunos brasileiros de um curso de Letras, mais especificamente, alunos de Língua Espanhola e Portuguesa organizam e põem em prática o ensino de português para seus parceiros estrangeiros, no contexto Teletandem. A intenção é compreender (a) como são planejados os conteúdos de LP que ensinam; e b) qual o impacto dessa prática para a formação como professores de Língua Portuguesa e Espanhola. Os pressupostos metodológicos que sustentam essa investigação estão ancorados no arcabouço da pesquisa qualitativa, mais especificamente da pesquisa narrativa, e fundamentados nos estudos de J. Clandinin e Michael Connelly (1996). Os dados coletados até o momento mostram que devido à proximidade das línguas, esse contexto virtual de aprendizagem requer a presença de um mediador que sinaliza aos aprendizes questões que devem ser consideradas.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Transferência de direitos autorais: Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o autor AUTORIZA a UEPG a reproduzi-lo e publicá-lo na REVISTA MUITAS VOZES, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (WWW - Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UEPG responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.