UMA ANÁLISE DOS COMANDOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL DO LIVRO DIDÁTICO DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DIALÓGICA E INTERACIONAL DE LINGUAGEM
Resumo
O presente trabalho propõe uma análise dos comandos de produção textual do livro didático Singular & Plural: leitura, produção e estudos da linguagem sob a perspectiva dialógica e interacional de linguagem proposta pelos estudos do círculo de Bakhtin, os quais concebem a linguagem como um produto histórico, marcado cultural e socialmente, e que, desse modo, todo discurso se organiza em diálogo com outros enunciados e com a necessidade de interação com o outro. Diante disso, o objetivo do estudo apresentado neste artigo foi verificar se nas propostas de produção textual, do livro analisado, havia algum indício de trabalho com o texto em uma perspectiva dialógica e interacionista, que considera os gêneros discursivos como instrumentos para o ensino da língua. Selecionou-se o livro didático como objeto de estudo porque considera-se que este é, muitas vezes, o único material orientador da prática de produção textual. Para análise do livro, tomaram-se, como base teórica, a concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, 2006) e a concepção teórico-metodológica interacionista de linguagem (GERALDI, 1997, 2006). Para sistematizar a análise do material, foram utilizados os encaminhamentos produzidos por Costa-Hübes (2012), os quais possibilitaram constatar que as propostas de produção textual, presentes no livro didático analisado, seguem o viés interacionista e buscam articular a linguagem com seus interlocutores, de modo que o discurso se estabeleça por meio do texto em produção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Transferência de direitos autorais: Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o autor AUTORIZA a UEPG a reproduzi-lo e publicá-lo na REVISTA MUITAS VOZES, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (WWW - Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UEPG responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.