Pauta Geral lança chamada para dossiê "Jornalismo e decolonialidade"

2023-03-21

Revista Pauta Geral convida a comunidade científica a conhecer a chamada para o dossiê Jornalismo e Decolonialidade, que será organizado por Edgard Patrício (UFC), Mara Rovida (Uniso), Luan Matheus Santana (UFC) e Verônica Maria Alves Lima (UFF). O prazo para envio dos textos é 02/05/2023. A previsão é que o dossiê seja publicado na primeira edição de 2023 (v. 10, n. 1), prevista para ser lançada até o final de junho.

Os artigos devem seguir todas as regras de submissão do periódico, assim como devem estar no template utilizado na publicação. Al´ém do dossiê, a Pauta Geral recebe artigos em fluxo contínuo.

 

DOSSIÊ: JORNALISMO E DECOLONIALIDADE

As discussões sobre a decolonialidade e as atitudes decoloniais têm sido cada vez mais frequentes nas diferentes áreas da pesquisa acadêmica. No caso dos estudos de jornalismo, só recentemente a temática tem sido abordada de maneira mais direta e explícita, proporcionando debates sob pontos de vista que, se não inéditos, fomentam a articulação de diversos aspectos analíticos que nem sempre eram conjugados em pesquisas. O fortalecimento da decolonialidade está diretamente relacionado à insurgência de vozes e perspectivas historicamente silenciadas e/ou ignoradas do debate social.

Para o jornalismo, esse contexto representa um importante giro investigativo, tendo em vista o (in)surgimento e (re)organização de diferentes iniciativas práticas que visam construir espaços/modos outros de produção e distribuição jornalísticas. Tais iniciativas têm uma forte incidência de territorialidades periféricas, e trazem marcas de diversidade que agregam outros valores à cultura profissional do jornalismo e dos jornalistas, face a princípios e procedimentos revisitados. Em conjunto, apontam para uma discussão epistêmica necessária do campo.

A dimensão (in)surgente e caracterização ativista-identitária desse conjunto de iniciativas, ao mesmo tempo que demanda outros olhares epistêmicos sobre o campo, também lança desafios à pesquisa acadêmica. De que maneira ultrapassar procedimentos metodológicos calcados em lógicas objetivistas e duais de investigação? Como acessar as territorialidades periféricas que constituem essas iniciativas? Que movimentos são necessários para inserir a(o)s sujeita(o)s dessas iniciativas enquanto participantes ativa(o)s das investigações, numa abordagem pautada pelo diálogo?

Na esteira de um suposto "jornalismo militante”, parte dessas iniciativas têm sido questionadas sobre sua capacidade de produção de conteúdo jornalístico, a partir de uma alegação de ausência de profissionalização, apesar de parte considerável dos responsáveis por essas iniciativas ser graduada (e até pós-graduada) em jornalismo. Isso tem levado a um outro binarismo, que visa separar o que é “jornalismo profissional” (geralmente ligado às empresas de jornalismo mainstream) do que não é “jornalismo profissional”. Dissipar os binarismos limitantes tem sido um esforço que a perspectiva decolonial tem assumido nos mais distintos campos do saber. No jornalismo, esse giro não apenas questiona as hegemonias midiáticas que se instauraram no Brasil e América Latina desde a colonização, como também reacendeu os debates em torno da democratização da comunicação, pluralidade de vozes e direito humano à comunicação, desde o olhar dos povos subalternizados.

Com esse dossiê buscamos também tensionar os debates conceituais em torno do jornalismo e compreender suas mais diversas aplicações, inserindo nele outros elementos e possibilidades epistemológicas, ontológicas e práticas. Os modos de fazer plurais são também caminhos abertos para ampliar nossa concepção sobre jornalismo. Além disso, o dossiê cria um espaço exclusivo para reunir o debate direcionado sobre as interfaces específicas entre jornalismo e decolonialidade.

 

Eixos Temáticos

Desse modo, este dossiê receberá trabalhos que estejam alinhados aos seguintes temas, bem como assuntos afins:

  • Aportes teóricos e/ou metodológicos da decolonialidade para o jornalismo
  • Reflexões e análises sobre a prática jornalística a partir do viés decolonial
  • Reflexões e análises sobre modelos diferenciados da prática jornalística e da cultura profissional
  • Reflexões e análises sobre iniciativas de jornalismo independente e suas especificidades
  • Reflexões epistêmicas sobre a interface jornalismo-decolonialidade
  • Relatos de pesquisas que articulem jornalismo e decolonialidade
  • Ensaios críticos que relacionem jornalismo e decolonialidade
  • Interseccionalidade na pesquisa em jornalismo
  • Pesquisa ação/participante/aplicada vinculada à proposta decolonial no jornalismo
  • Interface entre jornalismo alternativo, comunitário e popular e a perspectiva Decolonial
  • Uso e incorporação da ciência popular e tecnologias ancestrais na prática jornalística
  • Reflexões, análises e relatos de pesquisa sobre iniciativas de jornalismo vinculadas aos territórios periféricos

 

Organizadores do dossiê

Edgard Patrício | edgard@ufc.br

Jornalista, doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Membro da coordenação do grupo de pesquisa Práxis no Jornalismo - PráxisJor. Membro da coordenação e equipe de produção do podcast PapoCom, que discute a relação entre pesquisas sobre comunicação e sociedade.Organizador do livro ‘Transformações no mundo do trabalho do jornalismo’ (Insular, 2022). 

 

Mara Rovida |mararovida@gmail.com

Jornalista, mestre em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Libero, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, docente do PPG em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba e membro da coordenação colegiada da Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami). Fez estágio pós-doutoral no PPG em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa e é autora do livro "Jornalismo das periferias - o diálogo social solidário nas bordas urbanas" (CRV, 2020).

 

Luan Matheus Santana | luammatheus@gmail.com

Jornalista, doutorando do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor temporário da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Educomunicador popular pela Plataforma de Educação & Comunicação Colaborativa - Ocorre Diário. Integra os grupos de pesquisa Práxis no Jornalismo (PraxisJor) e Jornalismo, Inovação e Igualdade (JOII). Co-organizador e co-autor  do livro “Desigualdades Tecnológicas e Inovações Emergentes no Jornalismo Digital” (2022). 

 

Verônica Maria Alves Lima | veronicalima@id.uff.br

Jornalista, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou período de Doutorado-Sanduíche no Centro Interdisciplinar de Estudos do Sul Global (ICGSS) na Universidade de Tübingen, Alemanha, com bolsa Capes. Desde 2016 integra o Grupo Temático Comunicação-Decolonialidade da ALAIC (Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação). Co-organizadora e coautora do livro “Decolonialidade, Comunicação e Cultura”, publicado pela editora UNIFAP em 2022.

 

Referências básicas

CASTRO-GÓMEZ, Santiago & GROSFOGUEL, Ramon (coord). El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistêmica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos, Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.

CUSICANQUI, Silvia Rivera. Ch’ixinakax utxiwa: uma reflexão sobre práticas e discursos descolonizadores. N-1 Edições, 2021.

LIMA, Verônica M. A. Contribuições dos estudos decoloniais para pesquisa e prática do jornalismo. In: SARDINHA, Antonio; LIMA, Verônica M. A.; LARA, Eloina C.; BELMONTE, Valeria. (orgs.) Decolonialidade, Comunicação e Cultura. Macapá-AP: Editora UNIFAP, 2022. Disponível em: http://observatoriodh.com.br/wp-content/uploads/2022/08/decolonialidade-comunicacao-e-cultura.pdf

MALDONADO-TORRES, Nelson. Maldonado-Torres, N. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, J., MALDONADO-TORRES, N. & GROSFOGUEL, R.  Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. pp. 28-56

PATRÍCIO, Edgard; LIMA, R. C. B. . Elementos de identidade em iniciativas de jornalismo independente. REVISTA EXTRAPRENSA, v. 13, p. 217-231, 2020. Disponível em https://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/153326.

ROVIDA, Mara. Jornalismo das periferias: o diálogo social solidário nas bordas urbanas. Curitiba: CRV, 2020.

SANTANA, Luan M. Direito humano à comunicação e re-existência digital: um olhar decolonial sobre webjornalismo alternativo do Piauí – 2021. 133 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Teresina, 2021. Disponível em: https://sigaa.ufpi.br/sigaa/public/programa/defesas.jsf?lc=pt_BR&id=369

TORRICO, Erick. Hacia la Comunicación Decolonial. Bolivia: Universidad Andina Simón Bolívar, 2016.

TORRICO, Erick. Comunicación (re)humanizadora: Ruta decolonial. Quito, Ecuador: Ediciones Ciespal, 2022. Disponível em: https://ediciones.ciespal.org/index.php/ediciones/catalog/view/40/42/301-2

WALSH, Catherine; MIGNOLO, Walter. On Decoloniality: Concepts, Analytics, Praxis. Duke University Press, 2018.