“13 Reasons Why”: o debate sobre o suicídio à tona na mídia brasileira

Autores/as

  • Cláudio Bertolli Filho Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Ana Carolina Pontalti Monari Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palabras clave:

Jornalismo, cobertura midiática, processos jornalísticos

Resumen

Este artigo tem como objetivo investigar a problemática do suicídio na mídia brasileira por meio da análise da cobertura dos portais BBC, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo sobre a série norte-americana “13 Reasons Why”. A obra foi disponibilizada em 31 de março de 2017 pela plataforma de streaming Netflix e aborda as razões que culminaram a morte autoprovocada da adolescente Hannah Baker. Para o estudo, foram utilizados os conceitos divulgados pelo documento Prevenção do Suicídio: Um Manual Para Profissionais da Mídia, da Organização Mundial da Saúde.

Biografía del autor/a

Cláudio Bertolli Filho, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduado em História pela Universidade de São Paulo (1979) e em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1988); mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1986), doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (1993) e Livre-docente em Antropologia (2010) pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia e Comunicação e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia e cultura, mídia e representação social da medicina, do corpo e das enfermidades, representações sociais, saúde pública.

Ana Carolina Pontalti Monari, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e bacharela em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus de Bauru (SP). Desenvolve projetos na área de jornalismo, comunicação, mídia e saúde pública. 

Publicado

2018-06-13

Cómo citar

Bertolli Filho, C., & Monari, A. C. P. (2018). “13 Reasons Why”: o debate sobre o suicídio à tona na mídia brasileira. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 5(1), 1–18. Recuperado a partir de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/10677