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Autores/as

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  • Rafaela Martins de Souza .

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem feminista do conceito de forma comunicação, a partir da discussão dos fundamentos sociais do patriarcado de mídia. Para tanto, será produzida uma aproximação entre discussões conceituais presentes na Economia Política da Comunicação de César Bolaño e as teorias feministas de Roswitha Scholz, com seu conceito de “dissociação-valor” e de Silvia Federici sobre a divisão sexual do trabalho a partir da derrocada histórica feminina. Em seguida, será debatido o conceito de patriarcado de mídia segundo Ana Veloso. A questão crucial busca, então, instigar a reflexão sobre como as categorias de opressão patriarcal são um movimento estruturante do capitalismo e estão, portanto, também presentes na forma-comunicação.

Palavras-chave: Patriarcado de Mídia. Forma Comunicação. Dissociação-valor.

Biografía del autor/a

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Rafaela Martins de Souza, .

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Publicado

2019-12-09

Cómo citar

., M., & Martins de Souza, R. (2019). Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 6(2), 53–69. Recuperado a partir de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/14709

Número

Sección

Dossiê (v. 10, n. 1) | Jornalismo e Decolonialidade