Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade
DOI:
https://doi.org/10.5212/19881Resumen
Com a sua rápida aceitação entre os jovens de todo o mundo, não é surpresa que o TikTok esteja alterando culturas e práticas de celebridades da Internet. A plataforma está se tornando cada vez mais comercial e profissional com o aumento dos influenciadores, agências dedicadas a monetização de conteúdo e a veiculação de publicidades, cujos principais influenciadores arrecadam milhões anualmente. No entanto, pouco se sabe sobre a constituição de uma celebridade da Internet no TikTok, e os modelos já existentes de celebridade da Internet em aplicativos anteriores como Instagram e YouTube, não se aplicam perfeitamente à infraestrutura distinta do TikTok. Este artigo é um estudo exploratório sobre as práticas de celebridades da Internet no TikTok, com ênfase em como a economia da atenção e as práticas dos trabalhos de visibilidade têm surgido como resultado dos recursos do aplicativo. Com dados empíricos extraídos de um período prolongado de etnografia digital aprofundada, análises e insights informados e apoiados por etnografia tradicional de observação antropológica dos participantes e entrevistas pessoais com influenciadores do TikTok e agências, este estudo oferece uma base de como celebridades, a atenção e a visibilidade são constituídas de acordo com as normas e recursos da plataforma TikTok.