Mais do que um “Arrume-se comigo”

O uso do TikTok no jornalismo de moda digital da revista Elle Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.11.23245

Palavras-chave:

jornalismo de moda, moda, redes sociais

Resumo

O objetivo deste estudo de caso é analisar como a produção do jornalismo de moda digital produzido pela revista Elle Brasil utiliza publicações feitas na rede social TikTok. Trata-se de uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa. Foram utilizados três métodos de coleta de dados: entrevista semiestruturada com editores da revista, pesquisa de campo e registro de conteúdo digital publicado no site. A interpretação e discussão dos resultados foi dividida em cinco grupos: presença da palavra TikTok; uso de hiperlinks para vídeos no TikTok; uso de palavras estrangeiras; fontes entrevistadas e uso de elementos multimídia. As contribuições teóricas discutem as características do jornalismo de moda no ambiente digital e a relação com a rede social TikTok. Os principais resultados apontam para a ausência de validação do aplicativo como fonte de informação e a supressão de elementos jornalísticos fundamentais na construção das notícias.

Biografia do Autor

Maiara Maduro, Faculdade IELUSC

Doutoranda em Planejamento e Governança Pública pela UTFPR. Mestra em Comunicação pela UFPR. Graduada em Jornalismo. Docente na Faculdade IELUSC, Joinville/SC.

Mariana, Faculdade IELUSC

 Graduada em Jornalismo pela Faculdade Ielusc. 

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Publicado

2024-12-24

Como Citar

Maduro, M., & Mariana Murara Fagundes. (2024). Mais do que um “Arrume-se comigo”: O uso do TikTok no jornalismo de moda digital da revista Elle Brasil. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 11(2), 114–132. https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.11.23245