As produções acadêmicas sobre o Ensino Médio no campo das políticas educacionais no período de 1998 a 2016: temas históricos, singularidades e lacunas
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.004Resumo
Resumo: O propósito deste texto é examinar a produção acadêmica sobre o Ensino Médio no campo da política educacional, no período de 1998 a 2016. São apresentados alguns dos aspectos mais significativos das investigações do referido período. São expostas as fontes, os caminhos e a dimensão da pesquisa bibliográfica oriunda das seguintes fontes: a) produções acadêmicas em teses; b) periódicos bem classificados na área da educação; e c) estudos apresentados nos Grupos de Trabalho: Estado e Política Educacional e Trabalho e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Busca-se, de modo geral, evidenciar as tensões e os desafios para as pesquisas sobre o Ensino Médio no contexto das políticas educacionais, tendo por base a dimensão e os embates históricos desta etapa da Educação Básica. Observou-se que há temáticas históricas que são recorrentes no debate sobre o Ensino Médio, mas há, também, certa singularidade em alguns debates, além de algumas lacunas importantes no tocante ao avanço do conhecimento na área.
Palavras-chave: Políticas de Ensino Médio. Produção acadêmica. Políticas Educacionais.
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