As produções acadêmicas sobre o Ensino Médio no campo das políticas educacionais no período de 1998 a 2016: temas históricos, singularidades e lacunas

Autores

  • Valdirene Alves de Oliveira Universidade Estadual de Goiás
  • João Ferreira de Oliveira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.004

Resumo

Resumo: O propósito deste texto é examinar a produção acadêmica sobre o Ensino Médio no campo da política educacional, no período de 1998 a 2016. São apresentados alguns dos aspectos mais significativos das investigações do referido período. São expostas as fontes, os caminhos e a dimensão da pesquisa bibliográfica oriunda das seguintes fontes: a) produções acadêmicas em teses; b) periódicos bem classificados na área da educação; e c) estudos apresentados nos Grupos de Trabalho: Estado e Política Educacional e Trabalho e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Busca-se, de modo geral, evidenciar as tensões e os desafios para as pesquisas sobre o Ensino Médio no contexto das políticas educacionais, tendo por base a dimensão e os embates históricos desta etapa da Educação Básica. Observou-se que há temáticas históricas que são recorrentes no debate sobre o Ensino Médio, mas há, também, certa singularidade em alguns debates, além de algumas lacunas importantes no tocante ao avanço do conhecimento na área.

 

Palavras-chave: Políticas de Ensino Médio. Produção acadêmica. Políticas Educacionais.

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Biografia do Autor

Valdirene Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Pedagogia, mestre e doutora em educação pela Universidade Federal de Goiás, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, vinculada à linha de Pesquisa Estado, História e Políticas da Educação. Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás, no curso de Pedagogia.

João Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Pedagogia pela UFG, Mestre em Educação pela UFG, Doutor em Educação Pela USP. Professor do Departamento de Políticas Educacionais.

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Publicado

2018-03-16

Como Citar

OLIVEIRA, V. A. de; OLIVEIRA, J. F. de. As produções acadêmicas sobre o Ensino Médio no campo das políticas educacionais no período de 1998 a 2016: temas históricos, singularidades e lacunas. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–20, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/10798. Acesso em: 17 nov. 2024.

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Artículos