Os militares e as possibilidades de nobilitação na Capitania de Goiás na 2ª metade do século XVIII: o acesso ao hábito da Ordem de Cristo
Resumo
Resumo
As sociedades do Antigo Regime, ainda que inspiradas na ideologia da ordem “tripartida” medieval, conheceram uma situação de maior mobilidade social, situação bem presente no espaço colonial brasileiro, no qual se abriram amplas perspetivas de ascensão social, proporcionadas por novas oportunidades de enriquecimento, pelo exercício de cargos considerados nobilitantes, ou pela política de mercês da Coroa. Na capitania de Goiás, como nas demais do Brasil colonial, o grupo dos militares estava destinado a ocupar uma posição de relevância e prestígio no seio da sociedade local. O nosso propósito foi prececionar de que forma o mencionado grupo se mobilizou face ao decreto régio de 1750, que previa a atribuição de uma mercê nobilitante (o hábito de Cristo) aos que entregassem nas casas de fundição um valor determinado de ouro anualmente, para se promover socialmente e atingir o patamar de uma nobreza reconhecia pela Coroa portuguesa.
Palavras-chave: Goiás; grupo militar; ascensão social; Ordem de Cristo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.