“Na verdade, o oceano é para o marítimo, ao mesmo tempo, berço e tumba, oficina e mesa de refeição, descanso e distração, vida e morte”: a criação da Confraria de Bom Jesus de Faro, Portugal
Resumo
É inquestionável a importância do mar para a História de Portugal ao longo dos séculos. Através do mar foi feita a circulação humana e de bens materiais, através do mar foram conquistados territórios e um império foi expandindo-se. Igualmente importante era a figura dos homens do mar, muitas vezes chamados de mareantes. Seja nas guerras de conquista ou na faina do pescado os mareantes tiveram uma representatividade fundamental na presença portuguesa no mundo. Contudo, o mar que garantia para o mareante a sua subsistência, também lhe tirava a vida. Cientes da brevidade da vida para quem trabalha no mar em muitas comunidades de mareantes foram criadas confrarias laicas cujo objetivo era apoiar material e espiritualmente os seus membros. A Confraria de Bom Jesus de Faro nasceu, no século XV, dessa consciência. A partir de um regimento, também conhecido por compromisso, os mareantes de Faro (entenda-se aqui tanto os pescadores como demais profissionais cujas atividades estivessem relacionadas ao mar) buscavam apoio mútuo nos momentos de necessidade, morte ou invalidez de um associado. Na elaboração deste artigo utilizamos os livros de privilégios da confraria que consistem, essencialmente, dos direitos atribuídos pelos monarcas aos mareantes. A partir da sua análise possível perceber a maneira como os mareantes estavam organizados, assim como os laços de sociabilidade e solidariedade criados entre eles.
Palavras-chave: 1. História Regional; 2. Confrarias; 3. Algarve; 4. Mareantes; 5. Século XV
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de História Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.